quinta-feira, abril 25, 2013

Revolução dos Cravos

Na madrugada de 25 de abril de 1974, a capital de Portugal, foi invadida por homens e veículos que avançaram, pela noite, ocupando vários alvos estratégicos com o intuito de derrubar o regime vigente! A revolta originou um golpe de estado militar e pôs fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.


Assim, os Portugueses conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição a 25 de abril de 1976. E eis-nos a assinalar mais um Dia da Liberdade!

Amanhã, no intervalo das 11:35, a tua rádio escolar vai emitir em direto o Recital de Poesia de Abril. Serão declamados poemas alusivos à Liberdade por vários alunos do 7º ano, das turmas D, E e F, sob a orientação da professora Luísa Figueira da Silva. Apareçam!!!


Quem a tem...

Não hei-de morrer sem saber
Qual a cor da liberdade.
Eu não posso senão ser
Desta terra em que nasci.
Embora ao mundo pertença

E sempre a verdade vença,
Qual será ser livre aqui,
Não hei-de morrer sem saber.
Trocaram tudo em maldade,
É quase um crime viver.

Mas embora escondam tudo
E me queiram cego e mudo,
Não hei-de morrer sem saber
Qual a cor da liberdade. 

Jorge de Sena
 

Meio Abril?


Faz-me um Abril mapa inteiro

para colorir

a vermelho

labirintos

descoloridos

onde perdidos

nos afogamos.



Faz-me um desenho Abril janela

a explicar

esta súbita

falta de ar

e um caminho

para escapar dela.



Tenho de ser eu?



Não podes ser tu a dizer por mim

não em vez de sim

letreiro apontando a porta

onde saio?



(Verdade?

Se não for eu

mais a minha mão

não há Abril inteiro

só meio Abril

não temos canção

nem sequer há Maio?)

Teresa Martinho Marques

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Sobre

Este ano letivo o núcleo de rádio escolar volta a funcionar na Escola Básica do Castelo, Agrupamento de Escolas de Sampaio, dinamizado pelo 9ºPCA em parceria com o Escolhas. Este é o blogue de apoio ao caiFM!

Ouvintes

+ popular